Por Brenno Xavier
Samya Ferreira Maia, atual vocalista da Banda Magníficos, começou sua carreira musical muito cedo. Dona de uma voz impecável, a galega recebeu uma proposta em 2000 do dono da Banda Magníficos, Jotinha, para integrar o time de vocalistas, onde estará até o final do mês de julho.
Sâmya anunciou, no final de junho deste ano que, está saindo da Banda Magníficos e, seguirá sua carreira solo. Nós do Forró DiCumForça aproveitamos que a banda estava de passagem por Salgueiro, terra da Limão Com Mel e, fomos conversar com ela.
FD: Sâmya, o que a Magníficos representa para você?
SM – “Falar da Magníficos é muito fácil e muito difícil ao mesmo tempo. Por que a Magníficos mudou a minha vida completamente, inclusive a vida da minha família. Tínhamos uma vida muito difícil no Ceará, onde éramos somente eu, minha mãe e meu irmão. Passamos muita coisa difícil até eu chegar à Magníficos. Passei muita coisa difícil na Magníficos, é normal, foram dezoito anos, mas, se eu puder fazer um balanço, com pouco mais de uma semana para eu sair da banda, só consigo ver coisas boas. Só vou levar coisas boas comigo.”
FD: De onde surgiu a necessidade de seguir carreira solo?
SM – “Foi difícil pra mim tomar essa decisão de sair da banda. Agora tá mais fácil, porque sei que tenho uma pessoa que vai cuidar da minha carreira solo. Sei que as coisas vão caminhar. Mas, há 15, 20 dias, estava sendo tudo muito difícil porque foi e sempre vai ser uma das páginas mais lindas da minha vida e recebi mensagens lindas e emocionadas de todos os lados, chorava o tempo inteiro, mas agora estou bem. Nada vai apagar o que passei aqui. Uma hora isso iria ter que acontecer. Eu não ia ficar aqui pra sempre. Toda história tem um começo, um meio e um fim. Eu já estava sentindo que a minha história aqui, já havia chegado ao fim há um tempo. Foi um pedido físico, o meu corpo não estava mais aguentando.”
FD: Falando em cansaço físico, como é sua rotina de trabalho?
-SM – “O que eu faço as vezes, nem todo homem tem a coragem de fazer. Já cheguei diversas vezes de madrugada, sozinha e pegava meu carro e ia direto pra TV e, não parava durante o dia. É tudo muito cansativo. Isso estava me desgastando e, vi que eu não estava rendendo na TV e não estava rendendo na banda. Eu precisava optar por uma delas. Caso eu saísse da TV, minha família teria que se mudar para Monteiro e eu já tinha tirado eles de Fortaleza pra Monteiro, depois pra João Pessoa, e eu não queria mais fazer isso. Não tenho direito de sacrificar a vida da minha família novamente, já que, estamos estruturados em João Pessoa, então a opção foi deixar a banda. Minha banda vai ser sediada em João Pessoa, então pra mim será menos cansativo. Já tenho um empresário na minha região e, já estamos contando com parceiros em todo o Brasil.”
FD: Pode nos adiantar alguma novidade da sua carreira solo?
SM – “Antes da decisão de seguir a minha carreira solo, eu já havia decidido que sairia da banda. Eu iria fazer um projeto mais intimista, uma voz e piano talvez. Após esse meu anúncio de saída da banda, comecei a receber propostas de empresários para seguir com a minha carreira, foi aí que percebi que não podia abrir mão de seguir com a minha história no forró, mesmo que de uma maneira mais tranquila em relação à quantidade de shows e viagens. Deus está me dando direcionamento e, acredito que tudo dará certo. Se eu quisesse tocar em agosto, eu já teria como fazer isso, já tem procura pra shows, graças a Deus. Porém, quero fazer tudo organizado. Quero uma equipe que esteja junto comigo em unidade. Não quero ninguém trabalhando contra. Essa semana já fiz fotos, já coloquei voz na minha primeira música. Mandamos mixar em São Paulo e, acredito que nos próximos dias estará pronta e vamos definir a data de lançamento . Vem muita coisa boa. A música tem uma pegada bem dançante. Posso dizer que ela é mais ousada que “Chamego ou Xaveco” foi na época.
FD: Comenta-se que Ohara Ravick é a nova vocalista da Magníficos. O que você pensa sobre a chegada dela?
-SM “Pois é. Muito se comenta sobre a chegada dela. Gosto muito de Ohara como artista. Canta bem e, tem uma presença de palco incrível, além de ser linda e simpática. Não sei quando a banda vai anunciar. Talvez eles tenham uma estratégia de marketing, não sei ao certo. O que soube é que Ohara ensaiou em Monteiro. Se vai se concretizar ou não, saberemos nos próximos dias.”
Para encerrar nossa entrevista, fizemos um bate-bola especial:
-FD – AMOR?
-SM – “Deus e minha família. Enxergo amor nesses dois pilares da minha vida.”
-FD – DEUS?
-SM – “Meu amor. Meu melhor amigo. Tem coisas que converso só com Ele.”
-FD – MAGNÍFICOS?
-SM – “Falando de amor, esse é meu outro amor. E vai ser sempre. Sou fã e vou ser sempre.”
-FD – WALKYRIA SANTOS?
-SM – “É uma batalhadora, guerreira. Uma das melhores artistas do país. É uma mulher família. Se está bom pra família dela, pra ela tá melhor ainda.”
-FD – FERNANDO FRAJOLA?
-SM – “Gosto muito dele. Admiro muito como cantor. É um cara inovador. A banda está em boas mãos. Ele é um grande talento. Canta muito. Está com todo gás.”
-FD – Uma mensagem para todos os seus fãs…
-SM – “Quero agradecer a cada um dos meus fãs do Brasil inteiro, o carinho de vocês me moveu todo esse tempo, e sei que vamos continuar juntos, fazendo música e levando alegria aonde estivermos! Obrigada sempre! E, também quero agradecer a vocês do Forró DiCumForça, em seu nome, Breno. Estamos sempre de portas abertas pra vocês.”